Margarida de Araujo

As Aguarelas

Entre a luz a cor e as formas

A espontaneidade conseguida através da técnica da aguarela, traduz-se em formas que se definem entre a luz e a cor numa afirmação clara de um estilo forte no recriar imagens e personagens e de transmitir alguma leveza e significado em cada cena recriada. As cores vivas e vibrantes sobressaem na luz da aguarela.

As Tintas da China

A cor definida

A definição de cores usada nas tintas da china tornam os desenhos mais fortes e intensos. A mancha é bem definida e sobressai como única, sem confusão. A tinta da china contribui para que cada a imagem destes quadros, se torne, através do contraste, em algo pleno de significado emblemático, com um conteúdo quase narrativo.

A pintura acrílica

A reinterpretação das formas

As cores formas e personagens criam imagens diversas da realidade, numa vontade notória de recriar o universo que nos rodeia e trazer para o exterior o universo pensado e reinventado. O balançar entre o equilíbrio conseguido, nas cores, no tamanho das personagens e dos fundos, com a dimensão de cada quadro.

Ilustração

Diferentes formas e materiais

O primeiro projeto de ilustração, foram esculturas para um conto de Federico Montenegro, em parceira com a pintura de Emília Sarmento. Num segundo e terceiro projeto de ilustração, os livros de poesia de Luís Mira Coroa, são recheados com desenhos digitais a preto e branco, que ilustram cada um dos seus poemas.

Reproduções serigrafias

Obras assinadas e numeradas.

As reproduções são forma forma de difusão das obras de arte. Algumas das serigrafias são reproduções de esculturas.Outras reproduções são feitas a partir de desenhos ou das ilustrações dos livros. As técnicas de reprodução são serigrafia, gravura, pirogravura ou offset. Varia a quantidade, o tamanho e a qualidade do papel.

Pintura Digital

Traços e Cores

A pintura digital tem um traço suave e fluido que encontramos em muitas das obras da autora. As figuras apresentam-se simples, sem um complicar das formas, com contraste entre cores alegres que nestes desenhos que tem o Alentejo como tema, representam a alteração e diversidade de cores, que as novas culturas e a água trouxeram ao Alentejo.