Margarida de Araujo

Biografia

1967 • Moçambique

Vive em Serpa onde tem o seu atelier.  
Estuda em Portugal e, desde cedo, pensa em ser artista plástica.  
Começa a sua formação artística na cerâmica frequentando vários cursos e estágios profissionais: Figura Humana, Modelação Decorativa, Azulejaria e Pintura Cerâmica, e Olaria.  
Viaja e vive em diferentes capitais europeias, como Viena, Roma, Londres e Lisboa durante alguns anos. E depois disso, em 1996, estabeleceu-se como artista e professora/formadora de cerâmica em Serpa, trabalha no atelier criando as suas obras de arte, e iniciando expor em museus e em espaços culturais, em exposições individuais e coletivas em Portugal, Espanha, Itália, França e U.S.A.  
Formadora em cursos na área da cerâmica e da pintura na escola Profissional de Artes e Ofícios e na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural em Serpa, e em Alcácer do Sal, Comporta e Barrancos.  
Frequenta, em 2007 o curso de Artes plásticas e Multimédia, no Instituto Politécnico de Beja.  
Em 2010, abre o seu espaço de trabalho como Atelier Galeria Margarida de Araújo, e aí continua a produzir como artista e, é curadora de inúmeras exposições onde apresenta o trabalho de vários autores de diferentes origens e nacionalidades em diversas áreas das artes plásticas.  
Atualmente, desenvolve projetos, que passam pela ilustração digital e pela experimentação de novos materiais na escultura e da pintura, por vezes, com algumas preocupações ambientais.  
 

 
 
 
 
Currículo

Exposições Individuais

 

2019 “Reflexos Plásticos na Paisagem”, Patrimónios do Sul, “Versos Regados”, Herdade Vale da Rosa, Ferreira do Alentejo, Pousada Convento de Beja, Beja.  
2018- Exposição “Laivos de Outono”, Serpa Lovers , "Linhas em Espaço Plano" - Estalagem de São Gens, Serpa.  
2017 “Fragments d´un tout”, Atelier des Guillemites, Paris.  
2016 Exposição de Pintura “Letras e Gente” Biblioteca Cosmelli Sant´Anna, Lisboa. Exposição de Ilustração “Versos Vibrados” Mourão, Mercaria Ilegal; Sevilha; Consulado Geral de Portugal; Porto, Atelier Miguel Costa Cabral.  
2016/2013 - Exposição itinerante “do corpo terreno”, Casa do Cante, Serpa -Galeria dos Escudeiros, Beja - Palácio do Barrocal, Évora - Biblioteca Municipal, Ourique.  
2015 - Exposição "Traços, Luz e Cor", Igreja de Santo António, Portel.  
2014-Artista Convidada da Exposição terreno Comemorativa do 25º Aniversário do NAVA - Núcleo de Artes Visuais de Aljustrel.  
2013- No Imenso Sul - exposição, Ovibeja. 2012 - Casa da Cultura dos Olivais, Lisboa.  
2007 - Fundação Sousa Pedro, Lisboa.  
2006 - Galeria “ Vemos, Ouvimos, e Lemos”, Serpa. Hotel da Cartuxa, Évora.  
2005 - Galeria da EDIA, “Arte é feminino”, Beja.  
2004 - Biblioteca Municipal de Serpa.  
2002 - 1ªFeira do Queijo e do Alentejo, Serpa.  
1996 - Museu Etnográfico de Serpa.