Margarida de Araujo - biografia
1967, portuguesa nascida em Moçambique.
Escultora, pintora e ceramista.
Vive e tem o atelier em Serpa, Alentejo, Portugal.
2026
Expõe "À Sombra de Estrelas Cintilantes", no Museu Vasco da Gama da Vidigueira, uma exposição de pinturas realizadas no,
projeto feito com apoio da Dgartes, dos municipios de Serpa e da Vidigueira e do jornal "O Atual" sobre a integração de imigrantes.
2025
Inaugura exposição "À Sombra de Estrelas Cintilantes", na GMAC em Serpa, uma série de pinturas realizadas ,
como apoio da Dgartes, dos municipios de Serpa e da Vidigueira e do jornal "O Atual".
Expõe em Madrid, na CASASUR Art Lab - Art Gallery, numa exposição coletiva comisariada por Anna Kothe e Anna Moraes.
Reside em Nova Iorque, durante um mês, para realizar um projeto de residência artística com apresentação pública
na UA Studios NYC. com apoio da Gulbenkian e outras instituições, como a CCDR- Alentejo e a CABB,
2024
Obtém uma bolsa do Goethe Institut e da União Europeia, para mobilidade e residência artística em Berlim,
Tem o apoio da CCDR Alentejo na participação da Feira de Arte Canvas,uma exposição coletiva em Veneza.
Visita museus e exposições, em Barcelona, Veneza, Berlim, Paris, e Bilbao.
Executa um mural, alusivo ao Alentejo, na rua de São Marçal, de Lisboa.
2023
Realiza a escultura do Lagar da Olibest, uma Oliveira,com quase seis metros de altura, visível na estrada entre Serpa e Ficalho.
Coordena a pintura mural na Casa da Cultura, em Beja, integrada e dedicada às Jornadas Mundiais da Juventude, em Ago\\\\\\\\\\sto.
2022
a 2018
Expõe individual e coletivamente em Lisboa, Beja, Ferreira do Alentejo, Mourão, Serpa, participa na Bienal de Cerveira e realiza uma
residência artística em Sevilha de escultura, com o objetivo ecológico de reaproveitar o plástico como uma matéria-prima escultórica.
Promove regularmente a realização de workshops de artes plásticas, (em alemão, inglês e português) em Albernoa, Alqueva e Serpa.
Cria intervenções artísticas em espaço rural, como foi o caso da pintura digital aplicada na Tulha do Monte da Carvalheira em Ervidel.
Ilustra vários livros de poesia para diferentes autores alentejanos, utilizando desenhos pré-existentes ou criando ilustrações, depois
transformadas em pinturas digitais, alusivas a cada poema do projeto, criando o conteúdo para expor nas apresentações dos livros.
20218 a 2010
Expôs em Paris, Lisboa, Sevilha, Porto, Évora, Aljustrel, Ourique, entre outras cidades, e integra coletivas em Beja e Serpa.
Executa a obra pública Comemorativa do Trigésimo Aniversário da Ovibeja, escultura de quatro metros de altura em betão.
Organiza no seu Atelier Galeria, em Serpa, eventos como exposições , recitais de poesia, workshops, instalações de artistas, em
diversas técnicas e meios de expressão: escultura, desenho, pintura, fotografia, vídeo arte, performances, etc… em colaborações
com agentes culturais, dentro e fora do atelier, em espaços de cultura e exposição no Porto, em Lisboa, Évora e Beja e Mourão.
2010 a 1996
Frequenta o curso de Artes Plásticas e Multimédia, na Escola Superior de Ensino de Beja, do Instituto Politécnico de Beja.
Professora de cerâmica na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural e na Escola de Artes e Ofícios de Serpa, dá formação
profissional de artes aplicadas, de cerâmica e recriação de património na Comporta, em Barrancos, em Alcácer do Sal e Serpa.
Participa em diferentes exposições com artistas plásticos de renome, como Raul Pérez, Rico Sequeira, e António Inverno, em Beja,
Serpa e Ficalho. Integra mostras de arte em Portugal: Lisboa, Beja, e Évora e no estrangeiro, como França, em Tarnos e Espanha,
em Sevilha e Punta Umbria. É representada pelo Centro Português de Serigrafia com diferentes múltiplos de esculturas da sua autoria.
Estabelece o seu atelier de cerâmica em Serpa onde cria as suas primeiras obras de escultura cerâmica.
Até 1996
Frequenta diferentes cursos e formações profissionais na área da cerâmica, em Lisboa, Óbidos, Caldas da Rainha,
e vive temporariamente em Londres, em Roma e em Viena onde visita escolas e feiras de arte, aprende em ateliers, frequenta cursos de cerâmica e pintura.