Margarida de Araujo

Figura Humana

Desproporcionadas proporções

Criando um equilíbrio nas proporções desproporcionadas das formas humanas e dando diferentes realces de acordo com a inspiração que influenciou a sua imagem.

As Ovelhas

Diferentes perspectivas

O que pode inspirar a conceção de algo que se recria? Diferentes são os objetos ou ideias que misturam a sua identidade com a identidade de uma destas ovelha.

Os pássaros

Os contornos suaves

Os pássaros em diferentes materiais ou técnicas aparecem sempre com contornos arredondados que lhe dão suavidade na forma, no seu contorno. A sua essência é assim representada igualmente suave.

Os touros

A reinterpretação das formas

A ideia de touro é uma ideia que mistura a beleza de algo monumental com a elegância bruta de um animal que é participante em um espetáculo único: a tourada. É dentro de toda essa encenação e ainda fora dela, que as suas formas e cores são trabalhadas para lhe dar toda a sua majestosa elegância e graça sem perder alguma brutalidade.

Os Materiais Reciclados

Diferentes objetos artísticos e recursos

As questões ambientais ganham uma urgência diária. É importante refletir sobre a forma de cada um de nós participarmos nas respostas a essa urgência. Os desperdícios do nosso dia a dia, que nem sempre são reciclados, podemos usá-los em obras de arte que façam refletir sobre esses desperdícios e quais as praticas alternativas amigas do ambiente.

A Obra Pública

A visibilidade do trabalho artístico.

A obra pública acaba por ter um maior destaque pela sua maior dimensão e simbolismo. Assim é na escultura comemorativa do 30º aniversário da Ovibeja, que homenageia o associativismo, é também na tulha do Monte Carvalheira em Ferreira do Alentejo, uma intervenção artística que homenageia a inovação na agricultura.